Afinal de Contas

por Marcelo Soares

 -

Marcelo Soares escreve sobre dados e o que eles podem revelar

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Sexta-Feira 13: o infográfico (e vamos testar seu Excel?)

Por Marcelo Soares

Levante a mão quem foi adolescente no final dos anos 80 ou começo dos 90 e não adorava assistir aos filmes da série “Sexta-Feira 13”. Eu assistia e ficava contando as vítimas do psicopata Jason, naqueles filmes cuja grande mensagem era: “jovens, olha o que acontece com quem transa”. Mudava quase só  o número no título.

Hoje, o professor Alberto Cairo chamou a atenção, no Twitter, para um infográfico do National Post que mostra quantas foram as mortes e quais foram os métodos usados em cada um dos dez primeiros filmes da série. Houve outros depois, inclusive Jason versus Freddy Kruger, mas entendo perfeitamente a insalubridade de assisti-los.

Clique na imagem abaixo e veja o infográfico original completo.

A revista “Wired” também fez sua homenagem à série. Na edição de abril em seu aplicativo para iPad, eles têm uma resenha tipo “preencha as lacunas” de “Cabin in the Woods”, um novo filme desse gênero repetitivo. As opções para preencher vêm de todos os clichês criados em filmes de Jason Voorhees, Freddie Kruger e outros que-tais semelhantes.

Desafio do Afinal de Contas:

Se você tivesse uma planilha com todos os nomes de elenco e personagens em cada um dos filmes da série, o que conseguiria descobrir? Pois eu fiz uma planilha assim com dados do IMDB.

Além do Jason, quais são os personagens que mais aparecem? Quantos Jasons houve, tanto em termos de atores quanto de personagens? Quais são os atores mais frequentes? Algum ator fez mais de um papel diferente? Alguma curiosidade, tipo um ator que fez uma ponta no filme e mais tarde fez sucesso em outra coisa?

Tudo isso dá pra saber usando uma planilha como o Excel, em funções como Auto-Filtro e Tabela Dinâmica. É um exercício bem razoável.

Quer tentar?

Clique na máscara do Jason, baixe a planilha para o seu computador e conte aqui nos comentários o que descobriu.

RESULTADOS

  • O Fábio Vianna, do blog Dicas de Excel (cujo RSS eu já assino há tempos!), foi o primeiro a fazer algumas análises. Ele demonstrou quais são os personagens que tiveram mais intérpretes (o primeiro é um genérico), quantos atores participaram de cada filme e outras coisas. Visite o post, baixe a planilha dele e mande os seus resultados.
  • O José Casadei observa: “Dos 260 atores diferentes, 87,7% deles (228) participaram de somente um filme, 8,5% (22 atores) participaram de dois filmes, 2,3% (seis atores) participaram de três filmes e 1,5% (quatro atores com híper mega super extrema capacidade de sobreviver) participaram de quatro filmes. Nenhum Silva (sobrenome mais popular do Brasil) e nenhum Rossi (o mais popular da Itália) participou do elenco dos dez diferentes filmes da série.”
  • Eu encontrei o mais longevo de todos os Jasons: o ator Kane Hodder, esse moço simpático de cavanhaque cumprimentando carinhosamente um fã na foto. Interpretou o protagonista em quatro filmes seguidos ao longo de 13 anos. Seu primeiro filme foi “Sexta-Feira 13 parte 7: A Matança Continua” (1988) e o último foi “Jason X” (2001). Durante o nono filme (“Jason Vai Para O Inferno – A Última Sexta-Feira“), Hodder conseguiu fazer três, repito, TRÊS papeis. Além de Jason, ele interpretou o Segurança Número 2 (segundo o infográfico, apenas um segurança é morto) e a mão de Freddie Kruger. Um ator muito versátil, enfim.

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado
Publicidade
Publicidade
Publicidade