Afinal de Contas

por Marcelo Soares

 -

Marcelo Soares escreve sobre dados e o que eles podem revelar

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Tordesilhas no século 21

Por Marcelo Soares

Em pleno século 21, o Brasil continua dividido pela linha de Tordesilhas, que vigia quando Pedro Álvares Cabral aportou no país em 1500. Ao invés de dividir terras portuguesas e espanholas, a linha de Tordesilhas do século 21 divide a riqueza a leste e o potencial a oeste.

LEIA MAIS
Linha de Tordesilhas separa Brasil rico de Brasil promissor
Em Rondônia, sobra emprego mas falta onde gastar dinheiro
Planilha com dados de todas as cidades (Google Docs)

A Folha publica neste domingo uma reportagem, assinada por mim e pelo infografista Simon Ducroquet, que tenta verificar as desigualdades entre os dois lados da linha imaginária pactuada entre Portugal e Espanha quando os dois reinos sequer sabiam muito bem o que havia do lado de cá do Atlântico.

Com a aproximação do aniversário do Brasil, a ideia da página gráfica veio de Mário Kanno, editor adjunto de Arte. A intenção era mostrar as discrepâncias que o Brasil continua tendo.

Simon usou bases cartográficas do próprio IBGE e do Centro de Estudos da Metrópole, além de consultar o professor Jorge Cintra, da USP, sobre qual era a localização exata da linha de Tordesilhas. Com essa informação em mão, ele utilizou softwares georreferenciados para dividir os municípios brasileiros atuais entre Portugal e Espanha. Para a análise, usei dados de pesquisas diferentes do IBGE – Censo (2000 e 2010), Perfil dos Municípios e PIB dos Municípios (2000 e 2009)

Para acessar a planilha inteira e ver os dados do seu município, clique no infográfico abaixo.

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado
Publicidade
Publicidade
Publicidade