Afinal de Contas

por Marcelo Soares

 -

Marcelo Soares escreve sobre dados e o que eles podem revelar

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Os dados dos Vingadores

Por Marcelo Soares

“…E houve um dia, um dia como nenhum outro, em que os maiores heróis da Terra se viram unidos contra uma mesma ameaça. Naquele dia, os Vingadores nasceram – para combater os inimigos que nenhum herói poderia derrotar sozinho!”

Há 10 anos, colo essa frase todo mês no topo da página de apresentação de cada história dos Vingadores. Sou tradutor de quadrinhos há esse tempo todo, e foi uma satisfação imensa assistir ao filme do supergrupo em pré-estreia nesta semana.

LEIA MAIS
“‘Os Vingadores’ faz aceno a 11/9” (Ilustrada)
Os Novos Vingadores – Motim” (encadernado)
Planilha com todos os Vingadores dos quadrinhos
(Google Docs)

No século passado, quando comecei a ler quadrinhos, o grande atrativo de um gibi de equipe de heróis era ver um monte de personagens juntos pelo preço de uma só revista.

Esse é apenas um dos atrativos do filme, que pega personagens de quatro franquias da Marvel (Hulk, Homem de Ferro, Thor e Capitão América) e coloca todos juntos para combater inimigos que nenhum deles poderia derrotar sozinho. No caso, uma trama de Loki, que não apenas veio do primeiro filme do Thor como também foi o responsável por unir os Vingadores nos quadrinhos. É bastante interessante a cena de Loki tentando impor seu domínio na Alemanha.

Loki trouxe consigo os alienígenas Chitauri, vilões do primeiro grande arco da versão modernizada dos Vingadores em quadrinhos – Os Supremos. Também vem dessa história a caracterização do ardiloso superespião Nick Fury como Samuel L.Jackson. Maria Hill, a assistente de Fury, apareceu originalmente na série “Os Novos Vingadores”. Ela já chega falando grosso com o malandríssimo superespião. Essa é a Maria Hill que eu conheço.

A justificativa para o conflito intergaláctico lembra muito o que você lê nas páginas de Mundo da Folha. Existe uma substância que, com a desculpa de produzir energia abundante e relativamente limpa, pode produzir armas raras e sujas. Essa substância causou muita destruição na segunda guerra mundial, a ponto de o Capitão América achar que ela nunca deveria ter sido resgatada. E tem um pessoal esquisito que vem de longe, sedento para colocar as mãos nisso e doido para causar um desastre muito pior do que o de 11 de setembro.

Trata-se do cubo cósmico (chamado de “tesseract” no filme), mas poderia bem ser os artefatos nucleares que estão toda hora no noticiário sobre o Irã e sobre a Coreia do Norte. Joss Whedon, o roteirista, de fato gosta de usar alegorias para falar de coisa séria. No meio disso, ele coloca diálogos muito espertos e espirituososos na boca dos personagens coloridos.

Também tem a Scarlett Johansson de colante (sem nada por baixo, diz ela) para salvar o dia, o que sempre faz bem aos olhos.

O leitor de quadrinhos está lá no filme representado pelo agente Coulson, já conhecido de quem viu os filmes do Homem de Ferro. Tal como boa parte dos leitores de gibis de heróis no mundo real, Coulson é um sujeito já passado dos 30 anos, sem vergonha alguma de colecionar cards dos seus heróis. Esse agente, esse fã, é o cara que mais acredita em mostrar ao mundo a importância dos seus heróis – e acaba sendo o responsável por fazê-los deixar de lado suas diferenças de personalidade para trabalharem juntos.

“Os Vingadores” é um filme para assistir com olhos de adolescente sobrepostos a olhos de adulto – no caso, óculos 3D sobre os óculos de grau.

E OS DADOS?

Ah, sim. Sem dados, não entra neste blog.

Nos quadrinhos, os Vingadores já têm quase 50 anos de história. Nesse período, ao menos cem heróis (e vilões!) da Marvel passaram por todas as suas versões. Atualmente, há três equipes ativas:

  • Vingadores (no gibi “Os Vingadores”)
  • Novos Vingadores (no gibi “Os Vingadores”)
  • Vingadores Secretos (no gibi “Capitão América e os Vingadores Secretos”)

Cada uma tem seus membros. Muitos deles já fizeram parte antes.

Na planilha deste post, você vê os personagens com seu nome em português, seu nome em inglês, sua identidade secreta, a primeira equipe de Vingadores de que participaram, a revista em que entraram para o grupo, o ano de sua estreia e a revista mais recente em que essa história saiu no Brasil.

Essa planilha pode ter falhas, por isso digo aqui de onde vêm os dados.

A lista completa de personagens vem da Wikipedia americana. O verbete é feito por fãs obstinados, então se faltar alguém falta muito pouco.

A versão brasileira das histórias vem do Guia dos Quadrinhos, que é um site excelente, feito por fãs, mas eventualmente pode ter algum lapso.

Se você notar que faltou alguma coisa, conte aqui nos comentários.

Clique na imagem abaixo para ver a planilha inteira.

O que VOCÊ identifica nessa planilha?

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado
Publicidade
Publicidade
Publicidade