Afinal de Contas

por Marcelo Soares

 -

Marcelo Soares escreve sobre dados e o que eles podem revelar

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

A dificuldade de empreender

Por Marcelo Soares

A maior parte dos 70% de brasileiros que desejavam ser chefes de si mesmos em 2001 não chegou a realizar seu sonho. O dado é do Datafolha. Hoje a proporção dos sonhadores caiu para 60% e a dos que realizaram o sonho subiu de 9% para 11%, mas o que a pesquisa mostra efetivamente é a dificuldade de abrir negócio próprio no Brasil.

análise do Gustavo Patu mostra bem os motivos disso. Não é só uma questão de quem sonha com o negócio próprio ter ou não o “perfil empreendedor”, embora isso influa. Há muita questão de políticas públicas no meio. Há muita burocracia e complicação para conseguir tocar uma empresa.

Patu lembra especificamente o relatório Doing Business, divulgado todo ano pelo Banco Mundial. Ele compara a facilidade para abrir e tocar um negócio em 183 países – e, como lembra Patu, “o Brasil ocupou o longínquo 126º lugar no ranking, entre a Bósnia e a Tanzânia.”

Veja os fatores que, segundo o relatório, tornam tão difícil empreender no Brasil:

  • Pagar impostos no Brasil consome 2.600 horas da vida de uma empresa, contra 186 nos países da OCDE. Consome 67% do lucro, contra 42,7% na OCDE. Veja detalhes.
  • Fechar uma empresa insolvente demora 4 anos, contra 1,7 na OCDE. E custa 12% do patrimônio da empresa, contra 9% na OCDE. Veja detalhes.
  • Um alvará de construção demora 469 dias, contra 152 na OCDE. São 17 procedimentos. Veja detalhes.
  • Exportar toma 13 dias (10 na OCDE); importar toma 17 dias (11 na OCDE). O custo nos dois casos é o dobro. Ver detalhes.
  • Abrir uma empresa no Brasil depende de 13 procedimentos (contra 5 na OCDE) e demora 119 dias (contra 12 na OCDE). Veja detalhes.
  • Ir à Justiça para fazer cumprir um contrato? 731 dias (contra 518 na OCDE). O custo dessa litigância na proporção do valor disputado é até menor, mas são 45 procedimentos aqui contra 31 na OCDE. Ver detalhes.
  • Ligar a luz na empresa é mais rápido aqui do que em países ricos. Toma apenas 34 dias, contra 103 na OCDE. Veja detalhes.
  • Nem tudo é tão pior. Registrar um imóvel toma cerca de uma semana a mais do que na OCDE, mas são 13 procedimentos aqui contra 5 lá. Veja detalhes.

O site do Doing Business permite que você compare os dados do Brasil com os de outros países específicos. Bom proveito!

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado
Publicidade
Publicidade
Publicidade