Repetir número na Mega é fraude? Dificilmente.

A Mega-Sena acumulou no último sorteio, e hoje pela manhã já havia filas na lotérica perto de casa. Segundo a própria Caixa Federal, a chance de acertar seis números na Mega-Sena é de uma em 50 milhões, mas quem joga tem prazer em comprar por R$ 2 o sonho de um dia acordar rico. Exatamente por isso o tema mexe com a imaginação popular.

Recebi cinco vezes nas últimas duas semanas, por e-mail e pelo Facebook, uma corrente dizendo que a Mega-Sena foi fraudada (“A casa caiu pra Caixa”, diz o título). Uma pesquisa no Google mostra que essa corrente circulou várias vezes, em 2010, 2011 e agora neste ano. A suposta evidência apresentada: em 2010, em dois concursos seguidos, quatro dos seis números sorteados foram os mesmos. Como de praxe, os autores da corrente acusam a imprensa de uma grande conspiração para ocultar o fato. Claro, a culpa é sempre nossa.

É possível uma coincidência grande assim de números acontecer sem que seja fraude? É muito raro, mas pode acontecer. Se for uma vez em muitas, tudo bem. Se for frequente, vale a mordida da pulga na orelha.

Como se checa isso?

Antes de mais nada, baixei os dados de todos os concursos da Mega-Sena. Estão disponíveis no site da Caixa.

Então, para ver quantas vezes aconteceram situações assim estranhas, consultei o mestre de Excel Paulo Haddad, com quem tive aulas de Excel avançado em 2000. Paulo é co-autor do livro “Crie Planilhas Inteligentes com Office Excel 2003”, e escreveu uma fórmula comparando os resultados de cada um dos quase 1.400 concursos com o resultado do concurso imediatamente anterior.

O que descobrimos:

  • Em quase metade dos concursos há a repetição de pelo menos um número. Foram apenas 721, dentre as 1.394 disponíveis, as extrações em que nenhum número se repetiu em relação ao jogo anterior.
  • Repetir dois números de um concurso para outro é quase corriqueiro. Aconteceu 111 vezes desde o começo da Mega-Sena, em 1996 – ou quase oito vezes a cada 100 extrações. A mais recente foi em 12 de maio.
  • Por 11 vezes, foram repetidos três números de um concurso para o seguinte. Isso aconteceu em 1999, 2001, 2003, 2007, 2008, 2009 e 2011. Acontece quase OITO vezes a cada MIL extrações.
  • Uma vez só, houve a repetição de quatro números de um concurso para o seguinte. É o caso citado na corrente, de 2010. Foi uma vez em quase 1.400 concursos.
  • Uma vez só, foram repetidos cinco números de um concurso para o seguinte. Foi em 31 de outubro de 2001. Foi uma vez em quase 1.400 concursos.

Há números que saem mais do que outros, mas sempre dentro da distribuição normal. Em média, cada uma das 60 dezenas saiu pouco mais de 139 vezes. O desvio-padrão, que mede o quanto as frequências costumam variar em torno da média, é de 11,4 vezes.

Numa distribuição normal, 68% dos casos estão um desvio-padrão acima ou abaixo da média. Ou seja, dois terços dos números devem ter saído entre 128 e 150 vezes.

Dois desvios-padrão acima ou abaixo da média abarcam 95% dos casos possíveis – ou seja, entre 116 e 161 vezes. Três desvios (105 a 173 vezes) abarcam 99% dos números. Mais do que isso são pontos fora da curva.

Nenhum dos 60 números da Mega se repetiu mais do que três desvios-padrão acima da média. Nenhum também se repetiu menos do que três desvios-padrão abaixo da média. O máximo foi 171 vezes (número 5) e o mínimo foi 111 vezes (número 26). Essa distribuição pode variar ao longo do tempo. Se você pegar um ano específico, o “ranking” deve ser outro se a distribuição for realmente ao acaso.

Ainda assim, tudo aparentemente está normal. Repetições são curiosas, mas se forem raras são apenas isso. Pode haver outros tipos de fraude, mas a repetição de números uma vez não é, por si, evidência disso.

Num próximo post, vamos ouvir um estatístico sobre as probabilidades das loterias e relembrar casos conhecidos de fraude. Fique ligado. Enquanto isso, conte aqui nos comentários: você joga em loterias? Não joga? Por quê? Quais as suas favoritas? De quais você desconfia?

About Marcelo Soares

Marcelo Soares é jornalista, fascinado por dados e pelo que eles dizem sobre nós
     95 comentários   comente   E-mail E-mail  
  • Comentários
  • Facebook

95 comentários feitos no blog

  1. Tania comentou em 14/01/13 at 17:03 Responder

    Para ser transparente, sem questionamentos sobre fraude,
    bastava que constasse nos bilhetes o CPF do jogador. Assim
    saberíamos quem ganhou. Afinal, esse é um direito de quem participa
    de um jogo. Alguém aqui compraria uma rifa em que o nome do
    ganhador não fosse divulgado? Então porque aceitar isso com valores
    tão altos?

    • Erick Mourão comentou em 22/01/13 at 13:08 Responder

      Que há indícios de fraude, eu não tenho dúvida. Verifiquem nos resultados dos ultimos meses, alguns números repetem em vários jogos seguidos, por exemplo: 2, 36, 52

  2. Miqueias comentou em 12/01/13 at 23:31 Responder

    Mano para tirar completamente estas dúvidas é muito fácil, olha só, sempre que for acontecer os sorteios teria que pesar TODAS as bolas, numa balança precisa, antes de começar os sorteios, ai sim daria certeza que não haveria fraude !

  3. Fulano comentou em 06/01/13 at 04:29 Responder

    VEJA A TABELA ABAIXO E ENTENDA OQUE ESTOU FALANDO; no final
    eu te pergunto, sera que esses bilhões foram mesmo para esses
    orgãos? Repasses desde 2006 até 2010 Total: 14,3 bilhões Fundo de
    Investimento do Estudante Superior – FIES 2,8 bilhões Fundo
    Nacional da Cultura – FNC 889 milhões Fundo Penitenciário Nacional
    - Funpen 941,4 milhões Fundo Nacional de Saúde 8,93 milhões
    Seguridade Social 5 milhões Concursos Especiais (APAE e Cruz
    Vermelha) 2,17 milhões

  4. Fulano comentou em 06/01/13 at 04:25 Responder

    eu acredito que seja uma fraude, porém os 240 milhões são
    sorteados e pagos regularmente, vou explicar melhor; a “mega sena
    da virada” imagino eu, que deve arrecadar mais de 1 bilhão de
    Reais, eles tiram 240 milhões para o sorteo e o restante vai para o
    governo, e nesse restante que vai para o governo que são bilhões é
    onde eles roubam, tem muita gente por tras disso, vocês acham que
    iriam se preocupar em roubar alguns milhões se podem roubar
    BImilhões de forma que não podem ser provadas e ia dar tão na cara
    com numeros que sai em sequencia, esse dinheiro que é pago ao
    vencedor é apenas a isca

  5. João Luís comentou em 05/01/13 at 14:30 Responder

    Penso que o poder publico deveria dar esclarecimentos a
    sociedade,a esses milhões de pessoas que apostam e sonham ser
    ganhadores e quando surgem suspeitas(fortes) de fraude como nesta
    Mega da virada,sentem-se enganadas,ludibriadas.Porque os meios de
    comunicação de grande audiência ou circulação (TVS,rádios e
    jornais) abafam esse tipo de coisa? Porque tem muito dinheiro
    envolvido? Concordo com o Senador Álvaro Dias,a sociedade merece
    esclarecimentos,porque se existe fraudes,milhões de brasileiros
    estão sendo assaltados,roubam-lhes o dinheiro das apostas e os
    sonhos de acertar.

  6. André comentou em 03/01/13 at 17:37 Responder

    Boa tarde, Quando acontece um sorteio com o valor muito
    grande é porque foi arrecadado no minimo 5X o valor anunciado, com
    um lucro deste tamanho alguém ainda acha que existe
    fraude!

  7. Paulo Marcelo comentou em 31/12/12 at 13:29 Responder

    A previsão de prêmio para a mega da virada é de R$ 230 milhões. As chances de ganhar com uma aposta simples é de uma em 50 milhões, aproximadamente. Dessa forma, existem aprox. 50 milhões de combinações possíveis para bilhetes simples de 6 dezenas. Sabendo-se que um bilhete simples custa R$2, para conseguir apostar em todas as combinações possíveis precisaríamos de aproximadamente R$ 100 milhões. Ou seja, um mega milionário como o Eike Batista, se quiser poderia investir esse valor e teria retorno garantido, mesmo descontanto quase 30% de imposto de renda sobre o prêmio. Pq caras como Eike Batista ou Antonio Erminio de Moraes não investiriam numa mega da virada, visto q teriam retorno garantido? Talvez o risco de não ser o único ganhador (mais de um bilhete premiado) justificaria.

    • Geraldo comentou em 02/01/13 at 14:08 Responder

      Vcs viram sobre um jovem q postou numa rede social, quinze
      dias antes da mega da virada q o tio dele, que era diretor
      responsavel pela mega, havia dito que a mega desse ano sairia pra
      aparecida de goias… Eh sempre assim… ESempre uma cidadezinha
      nada haver q leva… e ta comum a mega acumular uns concursos antes
      tbm pra sair uma bolada no fim de ano… eles devem escolher as
      dezenas, quem acertar com eles, dividem… eles nao se importam..
      Ou então eles sabem quais cartoes q não sairam ou q sairam menos e
      jogam nele e fazem a magica acontecer…pra dividir com menor
      numero possivel!!!

      • Marcelo Soares comentou em 06/01/13 at 19:16 Responder

        Ver, eu vi. Mas eu não acredito em qualquer post anônimo da internet. Quem acredita corre o sério risco de cair em golpes muito piores do que pagar R$ 2 por um bilhete de loteria sem ficar milionário.

  8. João Freitas comentou em 29/12/12 at 10:14 Responder

    Eu ja ganhei sozinho na mega e estou satisfeito com a vida que tenho hoje

    • Marcelo Soares comentou em 29/12/12 at 23:32 Responder

      Parabéns! Conte mais sobre a experiência.

  9. Wander silvio de faria comentou em 06/12/12 at 21:45 Responder

    Tambem acho que flaudam a mega

    • Joaquim Fernandes da Cruz comentou em 11/12/12 at 22:53 Responder

      Amigos, a mega é uma questão matemática, as pessoas jogam um cartão com 6 dezenas e querem ganhar. Imagine você colocar 51 milhões de nomes em um saquinho e retirar exatamente o seu, isso é muito difícil. Estou participando de um bolão da Mega da virada com 22 cartões de 15, 4 de 14, 4 de 13, 4 de 12 e 26 de 10. Fazendo uma conferência com o resultado deste sábado, não fizemos nem uma quadra. Mais de R$300000,00 jogando para não fazer nem uma quadra.

  10. leo comentou em 29/11/12 at 20:04 Responder

    A maior das fraudes é eu nunca ter ganho sozinho a mega da virada!

    • SYLVIO comentou em 01/12/12 at 08:18 Responder

      Pelo quantidade de apostas visto o valor do prêmio é quase impossível não haver apostas únicas e consequentemente ganhadores sozinhos.

    • lucas aurelio soares alves borges comentou em 02/12/12 at 09:03 Responder

      eu tambem

  11. Alessandro comentou em 29/11/12 at 17:40 Responder

    Eu já desconfiei de fraude sim no passado,mas depois que um Tio ganhou em Campo Grande/MS e um amigo tbem ganhou no interior de SP,passei a acreditar.

  12. meucat comentou em 28/11/12 at 18:39 Responder

    Podem ver a distribuição das dezenas em forma gráfica 2D e 3D na nossa página http://www.mega-sena.biz

  13. Fabio comentou em 30/05/12 at 20:59 Responder

    Marcelo, se a Caixa seria a suspeita da fraude, essa base de dados de todos os sorteios que eles disponibilizam também não poderiam ser fraudados, exatamente pra dificultar esses estudos como o que você fez ?

    • Marcelo Soares comentou em 30/05/12 at 21:00 Responder

      Poderia, mas é leviano levantar suspeitas a partir do éter. A corrente (e TODA corrente é leviana) fala em uma investigação da PF, mas eu não encontrei nada a respeito. Encontrei investigações sobre sujeitos que venceram muitas vezes, mas a fraude acontecia possivelmente por meio da compra de bilhetes vencedores.

      Pode ser que haja uma investigação sobre os resultados sem que ela seja pública? Pode. O fato, porém, é que eu não tenho elementos pra levantar suspeitas. Só o que se tem de informação concreta é o registro público.

  14. Daniel comentou em 30/05/12 at 15:11 Responder

    NÃO JOGO DE PREGUIÇA DE IR NA CASA LOTERICA E PEGAR UMA MEGA FILA DE GENTE PAGANDO CONTA.

  15. Sandro comentou em 30/05/12 at 13:32 Responder

    Cada uma… Qual seria a lógica, se houvesse fraude, de termos ganhadores em cidades com menor população? Não seria muito mais fácil para quem quer desviar a atenção e colocar apostas ganhadoras em cidades maiores como na lotérica de um aeroporto ou rodoviária? Para que iriam querer ganhadores em cidades pequenas onde todo mundo se conhece e iriam levantar suspeitas?

    • RUBENS MORTIMER comentou em 31/05/12 at 23:48 Responder

      Ai, pode estar influenciando o fuso horário. Os prêmios com milhões acumulados, costumam sair para o Nordeste. O fuso horário, lá, é outro…

  16. Fernando comentou em 30/05/12 at 12:04 Responder

    Faz uns dez anos em que circulava pela internet que o número que aparecia na embalagem do leite longa vida era o número de vezes que o leite foi reaproveitado. E pegou. Quando ia nos supermercados via os consumidores olhando o fundo da embalagem. Era mais uma verdade espalhada. Só não diziam que a embalagem do longa vida custa mais do que o leite. Acabou essa bobagem. Sobre a mega é a mesma coisa. Haendel, um dos leitores, está correto: o cara que diz que tem certeza quer mostrar conhecimento. Mega é difícil de ganhar e para acertar com um jogo a probabilidade é de um em 50 milhões. se fosse fa´cil, ninguém jogava. Quantas vezes, não consegui jogar por que às 19 horas o próprio sistema bloqueva novos jogos após esse horário. Já saiu um artigo sobrfe a distribuição geográfico dos prêmios. Soaares, é só chegar. Ela mostra que os prêmios saem para regiões em que mais se apostam. pronto.

    • Marcelo Soares comentou em 30/05/12 at 13:50 Responder

      Estou procurando a base completa, mas se você tiver o link do artigo será um prazer ler.

  17. newton cismotto comentou em 30/05/12 at 11:49 Responder

    Ops ! Tem alguma coisa de errado.

    Uma vez só, houve a repetição de quatro números de um concurso para o seguinte. É o caso citado na corrente, de 2010. Foi uma vez em quase 1.400 concursos.

    Concurso 308 (27/10/2001) = 4 / 11 / 25 / 29 / 39 / 55
    Concurso 309 (31/10/2001) = 4 / 11 / 25 / 39 / 50 / 55

    Concurso 1225 (23/10/2010) = 31 / 32 / 34 / 40 / 50 / 55
    Concurso 1226 (27/10/2010) = 10 / 31 / 40 / 50 / 55 / 56

    A questão não foi respondida qual a probabilidade de 4 números acontecerem em 2 concursos segidos ?

    • Marcelo Soares comentou em 30/05/12 at 13:51 Responder

      Teremos resposta pra essa probabilidade. Quero ouvir um especialista. Aguarde!

      • caroline comentou em 30/05/12 at 15:00 Responder

        Não duvido da credibilidade e transparencia da CAIXA mas essas informações estao erradas. Não aconteceu apenas uma vez!

        • Marcelo Soares comentou em 30/05/12 at 15:43 Responder

          O resumo no post se baseia no registro completo das extrações da Mega.

    • Gabriela comentou em 30/05/12 at 14:54 Responder

      acho que deve ser algo como:
      1/60^4+1/60^4, o mais pq o processo não tem memória, e a probabilidade de sair, dado que já tenha saido, é a mesma

      • Marcelo Soares comentou em 30/05/12 at 15:44 Responder

        Descobriremos.

    • Frank comentou em 30/11/12 at 04:12 Responder

      Descobri! A fraude se dá de 9 em 9 anos, sempre no final de outubro. Ficarei rico em outubro de 2019…

    • Fábio comentou em 03/01/13 at 12:50 Responder

      haha… o problema principal é as pessoas acharem que se
      existe fraude, eles fariam desse jeito. é a mesma coisa das pessoas
      que acham que o homem não foi na lua por causa das sombras dos
      astronautas. o crentes em correntes implicam extrema burrice aos
      falsários

  18. Gabriela comentou em 30/05/12 at 11:43 Responder

    a mega sena é um processo estocástico sem memória. são completamente irrelevantes os números que saíram antes na probabilidade dos números que irão sair. Aliás, se consideramos uma tiragem infinita de jogos da mega sena, seria absolutamente normal terem centenas, milhares, milhões de jogos com os mesmos números, tendo em vista que, no infinito, a distribuição seria normalizada. Agora, a probabilidade é 1/60^6, pequena, concordamos. Mas alguém ganha eventualmente, e o que faz com que esta pessoa seja A premiada? não acredito que seja ter apostado vários números ou feito várias apostas, pq a influência disto na probabilidade é pequena. Acaso, que pode acontecer com qq um, desde tomar um raio na cabeça, até o simples fato de você ou da Terra existirem. ou deixarem de existir. é foda pensar nisso, o caos do caos, não há regras, mas sim o acaso puro. por isso que acho que mta gente acredita em Deus, pq acreditar que não tem sentido em nada, e tudo é obra mais pura do acaso, que acontece bilhões, trilhões, infinitas vezes. e vai continuar acontecendo, ate quando não estivermos mais aqui, as vezes tira o chão debaixo dos nossos pés. mostra como somos insignificantes e não existe sentido em nada (afinal, o que é sentido se não algo inventado por nós?) A mega sena é fichinha se pensarmos na probabilidade do que chamamos de universo existir – a gravidade no momento do tal big ben tinha ser just right pra gente tá aqui hoje (fora todos os outros infinitos acasos subsequentes), nem ser pequena demais pra tudo não escapar pro “espaço” sem a formação de matéria, nem ser grande demais pra tudo ficar “preso demais” tb sem a formação de matéria. Shi, filosofei demais. Mas eu aposto, e já fiz a quina da mega, e a quadra no jogo seguinte (sai da caixa qdo peguei o premio e fui direto apostar de novo, que gananciosa né? rs) no mais puro acaso, jogo qq número, o que na hora a caneta escreve…. a probabilidade de sair numeros ao acaso e de sair o numero que vc joga sempre é a mesma, mas sei lá, eu prefiro o acaso, já que é ele que rege tudo…

    • Marcelo Soares comentou em 30/05/12 at 13:53 Responder

      Sim. Gosto de uma das falas do Dr. Manhattan em Watchmen, onde ele fala sobre a improbabilidade de cada um existir. Essa é a beleza das probabilidades e dos acasos.

      • Alisson Campos comentou em 11/09/12 at 16:09 Responder

        Gostei das suas palavras, e DESTE conceito que tem sobre a improbabilidade da existencia de cada um… Na vida quem não arrisca não petisca, claro que as chances são bem minimas, mas a fé e o acaso pode nos levar a algum lugar, ou seja a morte ou acertar na mega sena. Mas mesmo assim, acho que a esses jogos da CAIXA são esquematizados !

        • Marcelo Soares comentou em 11/09/12 at 17:21 Responder

          Sim: se alguém ganha, não dá pra dizer que a chance seja zero.

  19. Armando Baffi comentou em 30/05/12 at 11:34 Responder

    Agora vejo os sorteios tirando uma bolinha por dezena e há muito tempo atras tiravam uma bolinha por unidade de cada dezena.
    Qual a influencia dessas diferentes formas de sorteio?

    • Marcelo Soares comentou em 30/05/12 at 13:53 Responder

      Mais uma pergunta anotada para eu fazer ao estatístico.

  20. adriano comentou em 30/05/12 at 09:14 Responder

    é que nem jogar “jogo da vida” e jogar o dado por várias vezes seguidas tirando 6. Voce raramente ve, quando ve fica bravinho pq nao foi com vc, mas o cara nada mais fez do que jogar o dado e ter caído na minoria estatística.

  21. Fabio Nog comentou em 30/05/12 at 08:27 Responder

    Marcelo, a dúvida real que existe com relação à Mega Sena não é sobre a repetição de números e sim a não correlação entre as cidades onde o maior número de jogos é feito e as cidades onde os maiores prêmios são sorteados. Na grande maioria das vezes, os maiores prêmios vão para pequenas comunidades do interior de estados do Norte ou Nordeste. Isso sim não tem correlação estatística nenhuma. O que se desconfia é que o sorteio é lícito e normal. Entretanto, uma aposta vencedora é inserida nos computadores da Caixa após o sorteio e, obviamente, essa aposta tem endereço certo. Segundo amigos meus que conhecem as entranhas de governo, como há gente muito grossa envolvida nisso, nenhuma das duas ou três investigações sérias já iniciadas sobre a mega sena prosperou

  22. pantoja comentou em 30/05/12 at 04:46 Responder

    Uma coisa é certa: só ganha quem joga.

  23. Fernandes comentou em 30/05/12 at 03:12 Responder

    Legal, tirou conclusões e escreveu-as aqui. Coloque o grafico c qtde de vezes q apareceu o nr, assim podemos tirar nossas conclusões tb a partir do(s) grafico(s).
    .

    Não sei se foi a sena mas segundo algumas fontes, a fraude se deu devido algumas bolinhas serem mais pesadas q outras, então prob era maior de sairem estes nr.
    .

    Cruzem os dados de jogadores das cidades ganhadoras c pop das cidades. Tiraremos a conclusão q muitos dos ganhadores são de cidades pequenas ou menores q isso. Se pop urbana e das medias/grandes cidades são maioria, eles teriam q ter maior prob de ganhar. Ou quem joga mais são de cidades pequenas?

    • Marcelo Soares comentou em 30/05/12 at 08:56 Responder

      Vou subir o gráfico, sim. Fiz uma planilha também.

      Ainda não tenho os dados das cidades/UFs dos vencedores.

  24. edson comentou em 30/05/12 at 02:10 Responder

    A imprensa não tem nada a ver com isto e também faz poucas materiais como esta a respeito dos megasena! Mas um coisa é verdada amigos SO NÃO HÁ JEITINHO PARA MORTE no brasil! Não são todos os jogos em que se manipula a MEGA mas creio firmemente existem meios de fraudar os concursos acumaludos!!! Existeem videos no youtube que mostram fraude desde falsa auditoria dos jogos e indicam isto!! Por esta razão sempre joguei apenas um jogo e quando acumula!!

  25. Gabriel Gonçalves comentou em 30/05/12 at 01:37 Responder

    No próprio site da CEF consta que essas correntes contém vírus, mas deve ser bem mais fácil eles imprimirem um bilhete com os números sorteados uns quinze minutos após o sorteio.

  26. João Roberto comentou em 30/05/12 at 01:33 Responder

    apos ler todos os comentarios do BLOG, continuo com a opnião q se existe fraude deser muito bem elaborada, pois este processo de sorteio ao ar livre surgiu exatamente pra Ingles ve na epoca, com a mesma desconfiança do sstema, e onde o joão de deus foi desmascarado, e ainda a lotera esportiva tinha sempre nome e registro de documentos, Pq sera q eliminaram??? Se colocar o CPF somente bastaria pra identificar…, tenhamos ate muita boas intenções, agora a coisa é mesmo de AZAR ou JOGO???

  27. cicero victor dos santos comentou em 29/05/12 at 23:25 Responder

    voces se esqueceram de informar que houve um ganhador quando se repetiu 5 números e que ganhou em torno de 442 mil reais . CURIOSIDADE: será que alguem joga os números da mega anterior? DUVIIIDOODODO. SERIA POSSÍVEL VER A GRAVAÇÃO DO SORTEIO.
    Já vi pela tv band um sorteio e as bolinhas estavam paradas no funil de queda antes de ser autorizada (distração do diretor de imagens). era o nr. 3 e naquele tempo se formavam com a queda de 2 bolas. foram varios 3 naquele sorteio. reclamei na caixa, na band, e nunca obtive resposta.

  28. maicon comentou em 29/05/12 at 22:41 Responder

    acho estranho que tem bastante gente de brasilia que ganha na loteria. Será que o pessoal de Brasilia joga mais que o Brasil todo?

    • maicon comentou em 29/05/12 at 22:45 Responder

      Calcula a porcentagem dos estados que mais ganharam na loteria. Vamos ver como vai ser as estatisticas.

      • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 23:29 Responder

        Assim que eu tiver esses dados na mão, com certeza.

        • edu comentou em 30/05/12 at 08:47 Responder

          pois é, tenho essa curiosidade também… se são paulo é o estado mais populoso, e sp é a cidade mais populosa, o maior número de ganhadores deveria ser de lá, não? teríamos que fazer uma estatística do número de apostadores por cidade/estado, o que me parece impossível! mas do ponto de vista estatístico, me parece mais difícil ter um bilhete premiado em araçoiaba da serra do que em são paulo. será que isso se confirma nos dados?

    • jose moco dos santos comentou em 30/05/12 at 04:32 Responder

      Se existem corrupção nos três poderes. imagine na loteria. Isso é o brasil

  29. RUBENS MORTIMER comentou em 29/05/12 at 22:39 Responder

    Se as chances de acertar os 6 números é de 1 entre 50 milhões, pergunte ao matemático Oswald de Souza, qual é realmente as possibilidade de 4 números repetirem no ‘sorteio seguinte’, como aconteceu nos concursos 308 e 309 e 1225 e 1226? Eu quero números! Uma outra pergunta que gostaria de fazer a Caixa: Eles deixariam um cidadão, usando balança de precisão, pesar todas as bolas depois dos sorteios?

  30. Geraldo comentou em 29/05/12 at 22:31 Responder

    Tudo que foi dito nos comentários, alguns procedem, como segue:A repetição de números não é difícil de ocorrer,veja; basta vc. dar + peso nas bolinhas que vc. apostou e pronto.já dizia Isaac Newton, a gravidade é responsável por tudo…até quando caiu a maçã sobre a cabeça dele.Mas, quem pode fazer isso acontecer? somente pessoal ligado ao esquema?????E viva a cachoeira …

  31. joao geraldo comentou em 29/05/12 at 22:07 Responder

    O que acho estranho:
    As apostas encerram as as 19.hs
    O sorteio é la pelas 8,00hs.
    O resultado sai la pelas 9.00hs.
    Na era digital, com dados via computador é preciso todo esse tempo?????

  32. alexandre comentou em 29/05/12 at 22:01 Responder

    Percepção:além de uma chance em cinquenta milhões você tem que ter a sorte de ser exatamente aquele sorteio no qual deixam alguém ganhar.Tem que ter sorte demais.Apesar disso eu continuo a jogar e vivendo de ilusões.A vida éassim.

  33. Limamike comentou em 29/05/12 at 21:57 Responder

    A verdade é a seguinte: se a CAIXA tivesse algum interesse em acabar com essas suspeitas, ela já teria implantado a obrigatoriedade do CPF do apostador no cartão de aposta.
    Somente com essa atitude simples, já acabaria com aqueles “sortudos”, tipo o Deputado João Alves, que ganhou 211 prêmios de loteria, um acinte contra a Lei das Probabilidades…
    Só para lembrar: o referido Deputado renunciou ao mandato para escapar da cassação quando foi descoberta a “Máfia dos Anões do Orçamento”.

  34. Paulo Ifreja comentou em 29/05/12 at 21:54 Responder

    É só a CAIXA após o encerramento das apostas fazer um arquivo e somente no dia seguinte fazer o sorteio

  35. carlos comentou em 29/05/12 at 21:38 Responder

    por 2 vezes deixei de ganhar no ano passado, um premio de 8 milhoes na dupla sena, porque havia 4 pessoas a minha frente na fila. e uma na mega de 22 milhoes porque não quis andar duas quadras para pagar o jogo e voltar ao carro. não acho que tem marmelada nos jogos da caixa, é simplesmente sorte.

  36. Tirene comentou em 29/05/12 at 21:23 Responder

    Bom, com tantas estranhezas e desconfianças é de se admirar que as apostas continuem aumentando. Eu jogo. Mas sei que a chance é minima de ganhar. Não é a toa que isso se chama “jogo de azar”.

  37. walter comentou em 29/05/12 at 21:16 Responder

    Vcs acabaram com o meu sonho. De qualquer obrigado

  38. Sandro comentou em 29/05/12 at 21:03 Responder

    Prezados
    os sorteios sao publicos e auditados por populares, nos caminhoes da sorte que percorrem todo o pais e as vezes transmitido ao vivo em rede de tv aberta. As informacoes de numeros sorteados e os estados para onde sairam os premios estao disponiveis no site da CAIXA, entao analisem primeiro antes de espalharem boatos

  39. Tarciso José de Carvalho comentou em 29/05/12 at 20:26 Responder

    Só não acertei uma dupla sena acumulada, pq. mudei dois dos seis números q. acompanhava.Isso aocnteceu no último sorteio da seninha. 03 scertadores com 1.243 mil.

    • jorge comentou em 29/05/12 at 22:51 Responder

      quem já ouviu falar de bolas eletrônicas?
      elas existem

  40. back comentou em 29/05/12 at 20:21 Responder

    jogo e acredito que ainda ganho,
    conheço pessoalmente 3 ganhadores da mega (12, 14 e 19milhoes) e um da lotomania (18milhoes). é pura sorte. O ganhador de 12milhoes, estava na fila e o jogo que estava no vidro da lotérica terminava com as dezenas 58 59 e 60, ninguém queria, ele levou e ganhou.

  41. Haendel comentou em 29/05/12 at 19:51 Responder

    Sabe o porquê que alguem diz que a Mega-Sena é fraude? Porque assim parece que ela sabe mais que os outros. Assim como dizem que a Coca-Cola é veneno, que o homem não foi a lua, que Rock’N Roll é coisa de doido, etc… Tudo pra se achar mais inteligente que os outros. FATO

  42. adir geremias cezar comentou em 29/05/12 at 19:48 Responder

    Eu acho q é mais facil eles eliminar os meus seis números do q eu acertar os deles vcs n acham ?

  43. zezao comentou em 29/05/12 at 19:47 Responder

    Ah!Doces sonhos …

  44. adir geremias cezar comentou em 29/05/12 at 19:46 Responder

    Eu acho q é mais facil eles acessar os meus seis números e me eliminar do q eu conseguir acertar os q eles soteiam. Vcs n acham ?

  45. jorge inacio comentou em 29/05/12 at 19:28 Responder

    Sou empregado da Caixa desde 1989 e ja li esta “corrente”varias vezes. Pura perdularidade. O brasileiro e muito persecutorio.

    • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 19:38 Responder

      Encontrei uma versão anterior, de 2004, com vários parágrafos iguais mas outro mote. Você lembra outras versões?

  46. Veridiano comentou em 29/05/12 at 19:06 Responder

    Por curiosidade eu gostaria de saber se a caixa sabe informar o número campeão de apostas na megassena e o número que é menos apostado. Se alguém souber esta informação, me passe.

  47. Julio comentou em 29/05/12 at 19:05 Responder

    Como se explica que São Paulo o volume de jogadores e infinitamente maior que no resto do pais e quase sempre ganham pequenas cidades. Expliquem se alguem saber.

    • Antonio Filho comentou em 29/05/12 at 19:53 Responder

      Jogo na Lotofácil em todo concurso e também já percebi isso. Acredito que o maior volume de apostas venham das grandes capitais. Mas geralmente a maioria dos ganhadores é sempre de cidades muito pequenas do interior.

  48. Cauby Barboza Vasconcelos comentou em 29/05/12 at 18:52 Responder

    Caro Marcelo,
    Muito interessante estes dados.
    Há um, porém, que ninguém revela e que é muito significativo para analisarmos as probalidades desse jogo:
    É a seguinte: 1-As apostas premiadas com as 6 dezenas, o foram com quantas apostas jogadas? 2- qual a distribuição normal dos cartões por número de apostas jogadas? Alguém saberia?

    • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 19:32 Responder

      Como as apostas são anônimas, difícil saber quantos bilhetes cada apostador comprou. Mas no próximo post vou ouvir o pessoal da Caixa sobre essas dúvidas. Continuem trazendo suas dúvidas!

  49. Marli Ribeiro comentou em 29/05/12 at 18:37 Responder

    Comecei a jogar nos mesmos números quando tinha 35 anos. São 6 dezenas. Faço a Teimosinha para o mês inteiro. Jogo na Quina, na Dupla Sena e na Mega Sena. Vou fazer 67 anos e só ganhei o terno da Quina umas 3 vezes. Mas não consigo deixar de jogar. Quando é feriado na minha cidade tenho que ir jogar em outra. Já pensaram se dá e eu não joguei?

    • scarlos comentou em 30/05/12 at 00:18 Responder

      Continue apostando, mesmo que não acerte é menos incômodo que ser contemplada em consórcio da caixa, pois após a contemplação ninguem mais te atende.

  50. ADALBETO KLOTZ comentou em 29/05/12 at 18:36 Responder

    jogo regulamente 3 jogos com os mesmos números há cinco anos, nunca ganhei um centavo; sou o único da famíla, os demais membros acham que há fraude, também desconfio.

    • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 19:37 Responder

      Se a chance de ganhar é uma em cinquenta milhões, cada ano tem 52 semanas, cada semana tem duas extrações e você faz 3 jogos há 5 anos, você teve 1.560 chances – faltam quase 50 milhões para dizer que esgotarem-se as possibilidades. (Eu não jogo porque a vida é curta demais pra esgotá-las.) Mas essa é uma boa pergunta para fazer ao estatístico que vou entrevistar.

  51. Franscisco Pedras comentou em 29/05/12 at 18:36 Responder

    com …E o concurso ganhadores , todos do Nordeste?
    …Após 1300 concursos nota-se uma distrubuição de premios curiosa. A região de maior concentração de apostas não é a que recebe mais premios.
    São curiosidades? Estatística (matemática) é ciência

    • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 19:29 Responder

      Mas peraí, agora há pouco um comentador disse que todos os acertadores eram de Brasília.

      Antes dele, outro comentador disse que eram todos de Rondônia e Mato Grosso.

      Realmente precisamos ver a distribuição geográfica dos ganhadores.

  52. Meire comentou em 29/05/12 at 18:25 Responder

    Concurso 308 (27/10/2001) = 4 / 11 / 25 / 29 / 39 / 55
    Concurso 309 (31/10/2001) = 4 / 11 / 25 / 39 / 50 / 55

    Concurso 1225 (23/10/2010) = 31 / 32 / 34 / 40 / 50 / 55
    Concurso 1226 (27/10/2010) = 10 / 31 / 40 / 50 / 55 / 56

    Qual a probabilidade de números iguais em concursos seguidos??? Tirem suas próprias conclusões.

    • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 19:27 Responder

      O próximo post terá um estatístico calculando essa probabilidade.

      • Bruno Oliveira comentou em 29/05/12 at 23:26 Responder

        A probabilidade de sair qualquer combinação de números é sempre a mesma em todos os concursos. Se hoje saiu 1 2 3 4 5 6 amanha a probabilidade de sair de novo é a mesma de hoje.

        • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 23:29 Responder

          Exato.

          • Emerson comentou em 21/02/13 at 23:28

            a probabilidade de sair duas sequencias repetidas tende a 0, mas é probabilidade, pode ser 0,0000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000001% a chance de uma coisa acontecer, mas ela pode acontecer

  53. Paulo comentou em 29/05/12 at 18:16 Responder

    Acompanho pelo site da caixa os premiados dos concursos da quina.
    Tem chamado a minha atenção o fato de a mairia dos premiados serem de brasilia.
    Sera coincidencia ou não?

    • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 19:26 Responder

      Outro comentador acabou de dizer que a maioria dos premiados é do Acre, Rondônia, Mato Grosso. Só olhando os dados para ver como se dividem os ganhadores. Vou perguntar.

  54. Henrique comentou em 29/05/12 at 18:10 Responder

    Estabeleci uma meta: só jogo R$ 10 quando o prêmio estiver acima de 20 milhões.

    Ficar aposto em todo jogo é burrice, pq vc tem que ter um “feeling” antes de cada jogo.

  55. carlos comentou em 29/05/12 at 17:55 Responder

    O que aguça minha curiosidade é a constância da “sorte” em contrariar a lei da probabilidade. Quando acumulada, o premiado é de um estado distante dos grandes centros.Deveriam publicar, em todos os concursos o montante total de apostas e especificar o quantum de cada estado. Porque sempre o Acre, Rondonia, Mato Grosso? Posso fazer ilações a respeito..como estamos na era da informática, dimensões continentais do país, fusos horários…bastam alguns segundos para inserir os números sorteados. Como não há obrigatoriedade da identificação do ganhador e este é um país especialista em laranjas…….

    • Marcelo Soares comentou em 29/05/12 at 19:26 Responder

      Os dados publicados naquele link com todos os resultados incluem o montante de apostas, embora não tragam dados sobre a partilha geográfica.

  56. ZE comentou em 29/05/12 at 17:53 Responder

    Eu so queria saber sobre o sorteio da mega-sena onde acertaram um cidadão do Rio de Janeiro e 6 (seis) apostas feitas em seis cidades vizinhas no interior de São Paulo.Isso sim cheira a fraude.

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>