Afinal de Contas

por Marcelo Soares

 -

Marcelo Soares escreve sobre dados e o que eles podem revelar

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

PNAD: No trabalho, menos crianças e mais “coroas”

Por Marcelo Soares

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílios (PNAD), do IBGE, que saiu hoje, o mercado de trabalho conta com menos crianças e mais idosos economicamente ativos. Mas a proporção de crianças de 10 a 14 anos disponíveis para o mercado de trabalho caiu bem mais do que aumentou a de idosos.

São conclusões a que já se chegava com os dados do Censo, mas a PNAD mostrou isso com mais detalhe. Você pode ver os dados completos neste link.

De acordo com a PNAD, também, reduziu bastante no mesmo período o já pequeno número de crianças não alfabetizadas. Veja no gráfico uma comparação da queda nas crianças economicamente ativas em comparação com a queda do analfabetismo.

A PNAD é uma pesquisa feita por amostragem pelo IBGE, anualmente entre um Censo e outro. A principal diferença dela em relação ao Censo é o fato de lidar com uma amostra estatisticamente significativa da população, enquanto o Censo tenta ouvir todos os domicílios. Por ser uma pesquisa menor, e portanto mais barata, procura verificar temas variados a cada nova edição.

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado
Publicidade
Publicidade
Publicidade