Afinal de Contas

por Marcelo Soares

 -

Marcelo Soares escreve sobre dados e o que eles podem revelar

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Cheque a ficha do seu candidato em São Paulo

Por Marcelo Soares

Depois da coluna que publiquei no jornal nesta quinta (“Sobre o ranking dos fichas-sujas“), a Procuradoria Regional Eleitoral paulista fez contato informando como checar as fichas dos candidatos a vereador.

Assim, reproduzo abaixo release da Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo sobre um serviço importante: um verificador de status de ficha limpa (clique aqui). Baixe o arquivo e cheque antes da hora do voto  se o seu candidato não foi barrado por seu passado.

Por ora, porém, o serviço apresenta problema nos acessos. Mas, como é constantemente atualizado, na hora em que você for ler isto a situação pode estar resolvida.

EDITADO: Depois que vários leitores informaram ter encontrado erros, solicitei e recebi um novo link hoje, sábado. Está atualizado e funcionou comigo. Informe nos comentários caso não consiga baixar.

Dados atualizados do Contador da Ficha Limpa: confira nome, cidade e cargo dos candidatos barrados

O Contador da Ficha Limpa, atualizado periodicamente pela PRE-SP, traz todos os casos de registro de candidatura analisados pela Procuradoria que envolvem a aplicação da Lei Complementar n.º 135/2010. Clique aqui para baixar o arquivo.
Segundo os dados desse levantamento, considerando decisões tomadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo em sede de recurso, o estado tem até o momento 332 candidatos barrados pela lei. Destes, 112 são candidatos a prefeito, 17 a vice-prefeito e 203 a vereador. Nove candidatos renunciaram depois de decisões anteriores de indeferimento do registro, algumas do próprio TRE.
A maior parte dos casos de indeferimento será ainda analisada pelo Tribunal Superior Eleitoral. A PRE estima que já existam aproximadamente 200 recursos especiais dirigidos ao TSE nos casos de indeferimento de registro de candidatos paulistas, número que ainda deve aumentar. Segundo o levantamento da Procuradoria, até o momento, em apenas 3 casos houve reversão da decisão do TRE-SP, para deferimento do registro do candidato, sendo que apenas uma dessas decisões já é definitiva.
Assim, a Procuradoria Regional Eleitoral em São Paulo espera que as decisões do TSE confirmem a maior parte dos casos de indeferimento julgados pelo Tribunal Regional.

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado
Publicidade
Publicidade
Publicidade