Afinal de Contas

por Marcelo Soares

 -

Marcelo Soares escreve sobre dados e o que eles podem revelar

PERFIL COMPLETO

Publicidade
Publicidade

Led Zeppelin: a escassez lucrativa e o mapa

Por Marcelo Soares
Kevin Mazur/AFP

Estreia na sexta-feira o filme “Celebration Day”, com o último show do Led Zeppelin, de 2007. A banda acabou em 1980, depois da morte do baterista John Bonham. Em 2007, eles fizeram um último show beneficiente, com Jason Bonham, filho do baterista original, segurando as baquetas.

Durante cinco anos, vídeos amadores feitos pela plateia circularam pelo YouTube. Houve até uma espécie de “crowdsourcing” de DVD do show, editando imagens de várias câmeras amadoras diferentes. Encontrei esse DVD pirata numa loja em Bruxelas, certa vez. Mas nem o mais caprichado produto colaborativo tem a qualidade de um produto profissional. Olha o trailer de “Celebration Day”:

Os fãs do Led, especialmente aquela grande fatia que não foi contemporânea deles ou até era mas estava no hemisfério errado na época, não se conformam com a falta de novas turnês da banda. Pô, só um show? Nunca mais? Nem uma vezinha? É o que eles dizem, e há uma lógica econômica nisso.

Os fãs de outras bandas também não se conformam com o destaque que o lançamento desse filme vem recebendo. Ouvi de fãs do Deep Purple (minha banda favorita, diga-se) que não houve estardalhaço assim quando saiu o último DVD dos mestres, no ano passado. Mas até minha mulher viu um show da mesma turnê, aqui em São Paulo mesmo. Se perdesse, ano que vem deve ter de novo. Há uma lógica econômica nisso também.

A lógica é simples, e tem a ver com a mais básica lei da economia: oferta e procura. O Led Zeppelin sempre foi um mestre na arte de se fazer escasso. Não lançava singles; preferia segurar a expectativa dos fãs até sair o disco seguinte. Em meados dos anos 70, sumiu do mapa por um tempo, para voltar depois com escassos shows. Ao acabar, em 1980, nunca voltou de vez. Saem poucas coletâneas e poucos lançamentos ao vivo deles, e quando saem é um acontecimento. O show de 2007? Teve ingressos disputados a tapa até no ebay.

Escassez valoriza qualquer produto. Ainda mais quando é um produto bom.

O MAPA

Reprodução

A partir do site do Led Zeppelin, extraí todas as datas e locais dos 518 shows oficiais que o grupo fez em sua existência e preparei o mapa abaixo mostrando todas as cidades onde eles já tocaram.

A legenda: amarelinho teve um ou dois shows. Vermelhinho, até cinco shows. Verdinho, até 10. Roxo, até 20. Vermelhão, mais de 20.

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado
Publicidade
Publicidade
Publicidade