Nem todo trote a calouros universitários é imbecil – mas, quando eles resolvem ser, sai de baixo. Um trote imbecil é aplicado à força (ou topado por coação), com violência ou baixaria.
Derramar mostarda amigavelmente, como houve com a simpática moça da foto acima, é um trote bobo, é um desperdÃcio de alimento, mas não chega a ser imbecil.
Empurrar cachaça goela abaixo de moleques é imbecil.
Jogar moleque na piscina é imbecil e perigoso – não foi um nem dois calouros que morreram nessa “brincadeira”.
Fazer assinar contrato de exclusividade sexual, como ocorreu na Universidade Federal do Paraná, ainda que seja brincadeira, é imbecilidade e baixaria, embora não envolva violência.
Embora a prática venha sendo coibida pelas universidades, de vez em quando ainda aparece algum caso. Os exemplos reunidos no mapa abaixo não vêm só da Folha, mas de várias publicações, inclusive regionais. Os pontos levam ao endereço das universidades onde estudavam os alunos. Se você clicar, pode ver uma descrição de cada caso, tirada das notÃcias sobre o assunto. A legenda:
Desabamento – baixou o nÃvel
Caminha – houve hospitalização
Atenção – foi grave, mas ninguém foi hospitalizado
Se você souber de algum outro caso de trote imbecil que eu não tenha visto neste ano, mande o link aqui nos comentários que eu incluo no mapa. Conte também o que você pensa a respeito dos trotes imbecis.
[google-map-v3 width=”500″ height=”500″ zoom=”12″ maptype=”roadmap” mapalign=”center” directionhint=”false” language=”default” poweredby=”false” maptypecontrol=”true” pancontrol=”true” zoomcontrol=”true” scalecontrol=”true” streetviewcontrol=”true” scrollwheelcontrol=”false” draggable=”true” tiltfourtyfive=”false” addmarkermashupbubble=”false” addmarkermashupbubble=”false” kml=”http://www.google.com/maps/ms?authuser=0&vps=2&ie=UTF8&msa=0&output=kml&msid=209867734781734941059.0004b876bdea7bbb8c13c” bubbleautopan=”true” showbike=”false” showtraffic=”false” showpanoramio=”false”]