O coreógrafo dos dados

Por Marcelo Soares

Saiu ontem a lista das 100 pessoas mais influentes do mundo segundo a revista “Time” e há três brasileiros na lista: a presidente Dilma Rousseff, a presidente da Petrobras Graça Foster e o bilionário Eike Batista.

O mais importante da lista para este blog, porém, é um sueco: o médico e estatístico Hans Rosling. Leia aqui o breve perfil dele publicado pela revista. Rosling ganhou fama mundial graças às palestras TED.

Muito simpático e didático, ele criou uma maneira simples de demonstrar o comportamento dos números. Cruzando renda per capita com expectativa de vida, em séries históricas de dois séculos, os números dançavam e mostravam a história dos países em duas medidas muito simples de bem-estar. Encontrei seu vídeo legendado no YouTube:

[youtube Qe9Lw_nlFQU]

Seu visualizador de bolhas dançarinas começou sendo publicado em seu próprio site, o Gapminder. Mais recentemente, a tecnologia foi licenciada para o Google Public Data Explorer, onde você pode cruzar vários conjuntos diferentes de dados e colocá-los para dançar na sua tela.

Meus parabéns a Hans Rosling e boa exploração de dados para você.