Vazaram fotos que mostram a atriz Carolina Dieckmann nua e em outras situações constrangedoras, inclusive fantasiada de Mulher-Maravilha.
Dificilmente Carolina Dieckmann fará como Scarlett Johansson e dirá que conhece seus melhores ângulos. Certamente não foi ela quem vazou, mas ela tem alguma responsabilidade pelo vazamento.
EDITADO NO DIA 5/5: Carolina Dieckmann contratou Antônio Carlos de Almeida Castro, o mesmo advogado do senador Demóstenes Torres. Ele admitiu que as fotos são da atriz e disse que o vazador tentou chantageá-la antes de vazar as fotos. Tirei as condicionais do texto.
Em primeiro lugar, ela se deixou fotografar nua. Em tempos de fotografia digital, tirar fotos assim é praticamente pedir para vazarem. Seja por descuido, seja por vingança, seja por invasão.
Em segundo lugar, celebridades têm a vida esquadrinhada pelas revistas e sites especializadas na vida dos famosos. Nisso, vêm muitas informações aparentemente inocentes, mas que podem municiar um curioso dedicado com dados para recuperar suas senhas. Some isso a emails óbvios e está feita a festa dos curiosos.
No dia 1º de março, a atriz reclamava no Twitter que seu Gmail havia sido invadido. Se as fotos haviam sido enviadas ou recebidas por aquele endereço, lamento: foi possivelmente nessa brincadeira que elas foram parar na mão do curioso.
Foi assim, e não por nenhum tipo altamente sofisticado de tecnologia, que o desempregado Chris Chaney descobriu as fotos de Scarlett Johansson. A edição de maio da revista GQ americana tem uma reportagem onde ele conta como fazia isso. Ele começou stalkeando Miley Cyrus e já tinha uma certa experiência quando obteve as de Scarlett.
Trechos:
“O que Chaney não tinha de habilidade técnica, compensava com esforço. Encontrar um endereço de e-mail que funcionasse era um processo de tentativa e erro. Num documento do Word, ele fazia uma lista de celebridades ao acaso e, uma por uma, colocava seus nomes no Gmail – primeiro nome, depois sobrenome – até que, dias depois, um endereço finalmente era aceito. Destravar a conta, ele sabia, seria mais difícil. Para recuperar uma senha perdida, os sites muitas vezes fazem perguntas ditas difíceis aos assinantes: qual era o sobrenome de solteira da sua mãe? Qual o seu local de nascimento? Qual o nome do seu bicho de estimação? Já era amplamente conhecido que o hacker que invadiu o celular de Paris Hilton fez isso com o nome da sua Chiuaua, Tinkerbell. Se o nome da cachorrinha dela estava facilmente disponível online, pensou Chaney, também estariam outras pistas.
Chaney encontrou o que procurava no Internet Movie Database (IMDB). Depois de digitar o nome do animal, ele observou fascinado os e-mails privados da estrela se derramando em sua tela do PC. (…) Ele rapidamente passou os olhos pela lista de contatos, copiando os e-mails de todos os que reconhecesse num arquivo em separado: atrizes, atores, atletas. Então, ele configurava a conta da vítima para lhe enviar uma cópia de cada email recebido, para que, ainda que a celebridade mudasse de senha, os e-mails continuassem chegando.”
Isso sugere que uma falha de segurança de uma celebridade pode expor outras ao mesmo tipo de invasão.
Vazamentos de imagens constrangedoras acontecem com celebridades e acontecem com gente comum. Toda hora, e geralmente pelos mesmos motivos.
Só existe um jeito de fotos constrangedoras não vazarem: não tirá-las. Caso você queira tirar fotos muito íntimas, acostume-se antes do clique com a ideia de que elas poderão vazar. E você tem certeza de que as informações de confirmação da sua senha não estão publicadas no seu blog, Facebook ou seja lá o que for?