O blog da Society for News Design destacou recentemente os infográficos em vídeo feitos pelo New York Times. Segundo a SND, numa descrição que poderia ser mais curta, os videográficos são
“Estrategicamente preparados e se estendem além dos métodos comuns de narrativa com o uso de software e de abordagens contemporâneas para comunicar de novas maneiras. Gráficos em movimento são essencialmente o uso de técnicas de narrativa digital, como o vídeo, a animação, os infográficos, a fotografia, 3D, tipografia, som e narração em algum mix para contar histórias do noticiário em multimídia dinâmica. Esta abordagem da comunicação é altamente valiosa porque permite que os jornalistas guiem o leitor pelo uso de uma combinação de métodos individuais combinados para contar narrativas coesas e poderosas.”
No post, eles contam os bastidores de três videográficos do New York Times.
A Folha faz videográficos há algum tempo. Veja estes três videográficos selecionados pelo mestre infografista Mário Kanno:
Folha 90 anos: o fluxo da notícia
[youtube 7pmgUMpKJvs]
Petróleo, a fonte mais importante de energia do mundo
[youtube yI-xFlWMN5E]
A escalada do Santos na Libertadores 2011
[youtube YuGeBIEAwC8]
Como funcionará a hidrelétrica de Belo Monte
[youtube cG89B5JIskY]
Expedição ao pólo sul, 100 anos depois
[youtube qhCTEgaZi78]
O que você achou desses gráficos? Quer saber mais sobre algum deles? Os infografistas da Folha estarão de olho nos comentários para responder suas dúvidas. Se não estiverem, eu vou logo ali cobrar respostas a eles.