Foto: Rasmus Heide/Divulgação
Jon Lord, o tecladista que criou o som do Deep Purple, morreu hoje aos 71 anos. Escrevi um obituário dele para a Folha. A foto acima, por coincidência, foi tirada pelo amigo dinamarquês Rasmus Heide, que faz o site de Jon Lord e foi meu guia há quatro anos quando visitei o local onde o Deep Purple fez um show histórico em Copenhague.
Minha melhor lembrança do Jon Lord é a da entrevista que fiz com ele quando colaborava com a MTV. Você pode ver o vídeo aqui. Depois da entrevista, ele me mostrou pessoalmente como funcionava o Hammond. Bati papo com os cantores de sua banda, Steve Balsamo e Kasia Laska, e os ajudei a achar na Galeria do Rock uma camiseta com o logo Deep Purple para o neto recém-nascido do tecladista.
LEIA MAIS
Marcelo Soares entrevista Jon Lord (MTV, 2009)
Jon Lord foi um pioneiro na fusão entre rock e erudito (Folha)
Planilha com todos os shows do Deep Purple (Google Docs)
Aqui no Afinal de Contas, quero fazer uma homenagem diferente. Com dados. Há alguns anos, mantenho atualizada uma planilha com todos os shows do Deep Purple ao redor do mundo desde 1968. Veja a planilha inteira neste link. É de lá que vêm as informações do próximo parágrafo.
Lord esteve na banda entre 20 de abril de 1968 e 22 de fevereiro de 2002. Foram 1470 shows, em 58 países. Esteve no Brasil em quatro turnês, fazendo 28 shows em 9 cidades diferentes.
Com o grupo, lançou 17 discos de músicas inéditas (15 de estúdio e dois gravados ao vivo, com o Concerto for Group and Orchestra e Gemini Suite). Fora os discos ao vivo, cujo número varia muito. Fora do Deep Purple, tem outros 18 discos. Quatro são inteiramente orquestrais, na segunda carreira que criou para si após a aposentadoria.
Na minha entrevista para a MTV, fiz uma coisa que era para ser pergunta mas virou uma manifestação de admiração. Este foi o diálogo:
– Como está sua vida depois de sair do Deep Purple? Você pode compor sua música clássica, pode tocar com os ex-colegas de vez em quando, vai com mais tempo aos países quando faz turnês…
– Olha, você acaba de fazer minha vida parecer maravilhosa!
E foi mesmo.