Afinal de Contas

por Marcelo Soares

 -

Marcelo Soares escreve sobre dados e o que eles podem revelar

PERFIL COMPLETO

Publicidade

Os ovos podres e a crise europeia

Por Marcelo Soares

Sexta-feira é o dia em que eu fico ligado na frente do iTunes para baixar o programa More or Less, da BBC. Uma das inspirações deste blog, o programa é apresentado por Tim Harford, economista do Banco Mundial e colunista do Financial Times.

Durante meia hora, ele e sua equipe falam sobre números e como lê-los. No programa desta semana, eles comentam negociações ultrarrápidas de ações, que podem fazer ou desfazer grandes fortunas com uma rapidez absurda.

Harford também escreveu alguns livros. O primeiro, “O Economista Clandestino”, eu emprestei nesta semana à amiga Cristina Moreno de Castro, repórter de Cotidiano, que buscava entender melhor a gênese da crise europeia.

Lendo algumas páginas do livro, ela percebeu o que eu acho mais fascinante na economia: é um tema que permite compreender qualquer outro tema.  Pedi licença a ela e reproduzo abaixo alguns parágrafos que ela escreveu sobre o livro:

Sempre tive dificuldade de entender os conceitos abstratos da macroeconomia — mas, mais do que eles, a forma como se dão na vida prática das siglas em inglês, gírias bancárias e jargões dos bancos centrais.

Nos últimos dias, no entanto, tenho me debruçado sobre a crise financeira e seu braço na Europa, e queria usar este post para recomendar uma leitura muito leve, fácil e atraente de economia, de um sujeito que consegue explicar qualquer coisa do jeito mais simples do mundo.

O livro é “The Undercover Economist” (publicado no Brasil pela editora Record, como “O Economista Clandestino”), de Tim Harford, economista que já trabalhou no Banco Mundial, é membro da Royal Economic Society e assina uma coluna no Financial Times, além de ter um programa na BBC. Quem me emprestou o livro foi o amigo Marcelo Soares, fanático por estatísticas.

O livro pretende mostrar como tudo, até o café que pagamos na estação do metrô, tem uma relação econômica muito mais macro. E mostrar como os economistas, assim como detetives, conseguem desvendar esses mistérios que regem o mundo. E quem sabe permitir que a gente tenha a mesma capacidade/sagacidade que eles têm.

Um dos capítulos do livro está aberto para download, impressão e leitura no site de Tim. E trata justamente da crise financeira iniciada em 2008. Mas ele começa a história usando uma paródia dos ovos com duas gemas e dos ovos podres — e assim fica bem mais fácil de entender os empréstimos subprime, os CDOs e outros palavrões cabeludos.

CLIQUE AQUI para ler. São só 24 páginas e é uma leitura muito fácil ;)

 

“O Economista Clandestino”
Tim Harford
Record
333 págs.
De R$ 30,51 a R$ 44,90.

Blogs da Folha

Mais acessadas

Nada encontrado
Publicidade
Publicidade
Publicidade