A próxima eleição presidencial só vai acontecer em 2014, mas alguns institutos de pesquisa já estão dando início às pesquisas, especialmente quando contratados pelos partidos. PSDB, PT e PSB já contrataram sondagens do público.
Não é novidade que as pesquisas feitas com tanta antecedência sempre “erram” o resultado. Em parte porque o eleitor só decide em cima da hora, especialmente depois de começar a assistir a propaganda eleitoral. Mas em parte também porque as pesquisas feitas com tanta antecedência têm a serventia principal de testar o cacife dos cavalos antes de a classe política e seus financiadores decidirem em quais irão apostar.
Um bom exemplo é de junho de 2009, quando a CNI encomendou uma sondagem ao Ibope para ver que cenário os eleitores preferiam para a eleição do ano seguinte. O cenário mais parecido com a eleição foi este:
José Serra – 38%
Dilma Rousseff – 18%
Ciro Gomes – 12%
Heloísa Helena – 7%
O segundo cenário hipotético, com Aécio Neves como candidato do PSDB, ficou assim:
Ciro Gomes – 22%
Dilma Rousseff – 21%
Aécio Neves – 12%
Heloísa Helena – 11%
O que essa pesquisa demonstrou é que o nome de Serra era mais conhecido do que o de Aécio. Sem Serra na jogada, mais da metade de quem o conhecia e considerava votar nele espalharia seus votos principalmente para Ciro, depois para Dilma e para Heloísa.
Esse cálculo ajudou a definir a opção do PSDB de apresentar José Serra como candidato, embora o eleitor mesmo só tenha tido algo a ver com o peixe a partir do carnaval de 2010, quando Serra e Dilma, esses notórios festeiros, foram festejar o carnaval no Nordeste.
Na campanha mesmo, Serra entrou, Ciro e Heloísa não concorreram e Dilma, uma quase desconhecida em 2009, ganhou a eleição. Marina Silva, que sequer era mencionada na pesquisa de 2009, foi a maior surpresa da campanha, tirando votos dos dois favoritos.
Até o início da campanha, as pesquisas mediram isto:
A esta altura, o que a pesquisa pode medir é o quanto os nomes são conhecidos, não exatamente em quem o eleitor vai votar. Porque isso ele só decide depois que está sendo bombardeado pela propaganda eleitoral.
O que pesquisas tão antecipadas assim definem mesmo é o grid de largada.