Hoje pela manhã, os ministros Celso Amorim (Defesa) e Jorge Hage (Controladoria Geral da União) se reuniram para discutir o ofício enviado ontem pelo senador João Capiberibe pedindo que o governo dê transparência aos dados dos voos da FAB transportando autoridades. No ofício (baixe aqui), Capiberibe cita análise publicada na Folha (e neste blog) fazendo essa sugestão.
Segundo reportagem publicada pela Folha agora à tarde, o governo está disposto a atender ao pedido do senador, de publicar no Portal da Transparência o nome da autoridade, o número de passageiros, a data, o destino e o motivo das viagens. Isso deverá ser anunciado oficialmente na próxima semana, diz o texto.
Teoricamente, os voos seriam publicados no Portal da Transparência do governo federal. Vale a pena conhecer o site para estar pronto para fiscalizar os voos quando estiverem publicados.
Hoje, ele já publica, entre outras informações:
- Despesas do governo
- Gastos não sigilosos com cartões corporativos
- Pagamentos do Bolsa-Família
- Nomes de empresas punidas pelo governo federal
- Pesquisa dos servidores públicos por lotação (é possível ver a remuneração também)
- Convênios do governo federal com Estados e municípios
Todas as informações podem ser baixadas para analisar em planilhas eletrônicas. É um manancial de informações interessantes e um ótimo ponto de partida para quem quer prestar mais atenção na atividade do governo.