Segundo a pesquisa Datafolha divulgada neste final de semana, 57% dos paulistanos disseram não ter visto o horário eleitoral gratuito. Ao mesmo tempo, no período do horário eleitoral, o candidato João Doria (PSDB) subiu muito forte nas intenções de voto em todas as faixas.
Esse crescimento só se concilia com a ideia de que 57% dizem não ver horário eleitoral se levarmos em conta as inserções publicitárias a que os partidos têm direito na TV. Com o horário eleitoral mais curto e todas as opções disponíveis fora da TV aberta, é nas inserções espalhadas ao longo do dia que as campanhas de fato acontecem.
Praticamente um desconhecido até outro dia para quem não acompanha colunismo social ou suas publicações como “Caviar Lifestyle“, Doria tinha apenas 6% das intenções dos homens e 4% das mulheres antes da campanha na TV. Em duas semanas, sua intenção de voto saltou para 20% entre os homens e 13% entre as mulheres.
Boa parte do crescimento do tucano vem dos que não declararam preferência por nenhum dos cinco candidatos mais cotados. Entre os homens, “outros” caiu 12 pontos, enquanto Doria subiu 14. Entre as mulheres, “outros” caiu 7 pontos e o empresário subiu 9.
Repare que, especialmente entre os homens, alguns dos candidatos mais conhecidos – especialmente Russomanno e Haddad – não tiveram grandes variações. Quando um candidato é bem conhecido, o eleitor já tem uma opinião mais ou menos consolidada a seu respeito, positiva ou negativa.
Segundo os eleitores ouvidos pelo Datafolha, Russomanno, Dória e Marta são os que se saem melhor na propaganda eleitoral – ainda que Russomanno esteja perdendo terreno principalmente entre as mulheres.
Coincidência ou não, são os três que resolveram bater forte na questão das mudanças no trânsito de São Paulo, uma das principais marcas da gestão de Haddad e praticamente único assunto de qualquer taxista da cidade.
O Datafolha, porém, não perguntou desta vez quais são os temas que mais mexem com as preocupações dos eleitores.
PS: Deixei de ouvir rádio há muito tempo, mas taxistas e uberistas ainda ouvem. Assim, só na semana passada reparei que algumas rádios paulistanas transmitem propaganda eleitoral de outras cidades. A Kiss, por exemplo, transmitia o horário eleitoral de Arujá. É o município de onde a rádio transmite desde o ano passado. O motorista disse ter ouvido propaganda de outras cidades da Grande São Paulo também, em outras rádios. Uma amiga mencionou ter ouvido anúncios de Osasco na 89 e na Alpha FM. Tudo deve ser motivo semelhante. Mas acaba sendo uma bagunça: o horário eleitoral já é algo irritante por si; ouvir campanha de outra cidade faz ainda menos sentido.
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